domingo, 1 de maio de 2011

Dinossauros

Oiee
Este ano estou com uma turminha de Maternal 2, com faixa etária de 3-4 anos. É muito comum a curiosidade nessa faixa etária por animais diferentes que eles estão acostumados.. Então que surgiu a pergunta em uma bela tarde..
"Por que não tem dinossauro no Pampa Safári?"
A criança traz muito de sua vivencia cultural para a escola, e isso foi determinante nesse caso. O Pampa Safári não é conhecido por todos da sala, mas foi amplamente absorvido como velho conhecido. Iniciamos então uma pesquisa sobre isso...
Abaixo disponibilizo um breve relato do projeto escrito, mas muito breve mesmooo...

Minha Plaquinha de porta, onde sempre coloco algo temático
ao que estamos estudando e o nome do projeto!


Justificativa:

O projeto originou-se de inúmeras conversas e brincadeiras observadas. À partir dessa observação a professora contou a história “Meu amigo dinossauro” da Ruth Rocha.

Depois de escutar a história, eles questionavam sobre o porquê de não existir mais dinossauros. Foi então que utilizando seus conhecimentos prévios perguntaram: “Por que não tem dinossauro no Pampa Safári?” Essa pergunta nos deixou com a pulga atrás da orelha! Resolvemos então, criar um projeto onde pudéssemos investigar esta questão.

Objetivo:

Conhecer os dinossauros através da investigação científica e de maneira lúdica, para assim compreender seus hábitos e atitudes na era em que viviam. As crianças serão capazes de relacionar sua não sobrevivência nos dias atuais com os fatos ocorridos no passado para sua extinção.

Objetivos especificos:

Compreender o que é um Dinossauro;
Conhecer o planeta na era dos Dinossauros;

Diferenciar animais carnívoros e herbívoros;

Compreender o modo de sobrevivência dos Dinossauros;

Conhecer diversas espécies;

Vivenciar e elaborar uma investigação cientifica;

Elaborar conceitos,à partir das observações/investigações realizadas.

Situações de aprendizagem:

Compreender o que é um Dinossauro;

Conhecer o planeta na era dos Dinossauros;

Diferenciar animais carnívoros e herbívoros;

Compreender o modo de sobrevivência dos Dinossauros;

Conhecer diversas espécies;

Vivenciar e elaborar uma investigação cientifica;

Elaborar conceitos,à partir das observações/investigações realizadas.

Construção do Parque dos Dinossauros;

Elaboração de painéis com informações pesquisadas;

Pesquisas em meios como: documentários, livros, enciclopédias, internet...;

Separação dos dinossauros por espécies;

“Nascimento” de um dinossauro com recursos;

Construção de réplicas das espécies ;

Contação de histórias;

Construção de maquete para suposta explicação da extinção dos Dinossauros;

Conhecimento dos significados dos nomes dos dinossauros;

Visita ao Museu da PUC

Conversa e entrevista com um paleontólogo.

Produto final:
Confecção da Enciclopédia dos dinossauros com informações anexadas pelas famílias, na escola com a caixa surpresa e em nossas pesquisas de campo. A enciclopédia, ficará para consulta em nossa biblioteca

Em seguida vou disponibilizando mais informações sobre o projeto..
Bjãoo

Um comentário:

Pedro Bitencourt disse...

Criança faz cada pergunta... hehehhehehe...

Bom... já estou te seguindo também!!

Bom final de semana

beijos